receitas que aprendi a fazer e a gostar na cozinha de minha mãe - uma homenagem a ti minha mãe!
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
2012
2011
2010
2009
2008
Posts mais comentados
2 comentários
1 comentário
28
Jul
08

como prometido é devido aqui está a receita, em breve colocarei um passo a passo e com os temps de cozedura certos para forno a gás.

 

 

Ingredientes:
         1 Kg de farinha de milho
         1 Colher de sopa de fermento de padeiro
         250 gr de farinha de trigo
         Uma pitada de sal
         Água
 
Preparação:
         No dia antes de fazer o pão deverá colocar numa tigela uma quantidade pequena de farinha de milho e de farinha de trigo, esta em menor quantidade que a outra. Junte-lhe o fermento de padeiro e amasse com água quente. Quando estiver amassada faça uma bola com a massa e polvilhe sal grosso por cima. Coloque no frigorífico. Este será o fermento do seu pão de milho.
Agora a massa propriamente dita: em primeiro lugar devemos peneirar a farinha para retirar o carolo, no caso de ela ainda não vir peneirada. Em seguida coloque a farinha numa tigela e coloque-lhe água a ferver por cima. A intenção é escaldar a massa, mexa com uma colher de pau. A massa deverá ficar aos grumos, não se preocupe, irá amassá-la melhor quando ela arrefecer.
         Após o arrefecimento da massa, aperte esses grumos, que se formaram, com as mãos, chama-se a isso apesoar a massa. Depois disso junte a farinha de trigo, então a massa vai precisar que lhe junte mais água para poder amassá-la pois estará muito dura, mas tenha cuidado para a massa não ficar muito mole. Vá amassando até ver que a massa está com uma consistência homogénea. Aí será altura de colocar o fermento que preparou no dia anterior. Amasse bem. Depois de ter misturado bem o fermento em toda a massa, forme uma bola e alise-a com uma pouco de água. Abafe a massa e espere que levede. A massa estará lêveda quando aparecerem ao de cimo da massa umas gretinhas, por isso a preocupação de alisá-la quando acabou de a amassar.
         Agora é altura de a colocar no forno que já deverá estar bem quente. Na pá espalhe farinha de milho, coloque uma porção de massa na pá e forme um montinho, alise-a com uma misture de leite e farinha de trigo, a que damos o nome de polme. Coloque a massa no forno. Observe a massa, dentro em breve, ela irá apresentar umas manchas negras à superfície, está a começar a corar mas levará ainda algum tempo para estar cozida. Por isso terá que cobrir a massa. Minha mãe usava folhas de inhame que são redondas tal como o pão de milho e encaixam bem. Em forno de lenha este pão, em quantidades grandes, dois punhados de massa com as duas mãos em concha, levará duas horas a cozer. Obviamente que em forno de gás teremos que fazer pães mais pequenos e o tempo de cozedura será diferente. Contudo terá de saber que o aspecto do pão de milho cozido será com uma crosta bastante dura e arrogada na superfície.
 
 
Notas:
1.       Quando acabava de amassar a massa e a alisava, minha mãe tinha o costume de fazer uma cruz com as mãos de lado e dizer a seguinte reza: “Que nosso senhor te acrescente como o trigo da semente”, dizia ela que sem isso a massa não levedava.
2.     Este pão acompanhava quase todas as sopas, era chamado o pão dos pobres.
 
 
e uma foto do pão, este não fui eu que fiz, este é comprado mas é dos que se pode comer, pois é o mais parecido com pão de milho que se pode comprar.
 
 
e por dentro:
 

 

tags:
publicado por mena às 19:42

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
comentários recentes
- Prefiro aletria mas para apreciadores deve estar...
hoj tou a faber broa... vamos ver como sai..depois...
Tenho que experimentar este pão!!!Até babei...
Amiga,mas o que é isto?Logo de manhã a ver estas c...
ainda me lembro bem de esperar anciosa para poder ...
obrigado querida! obrigada pela tua visita e pelo ...
Este pudim de pão teve um sucesso no forum!!Parabé...
Amiga, a tua mãe neste momento está a sentir um gr...
blogs SAPO