Além de serem as queijadas mais tradicionais da Ilha Terceira, são dos doces que não faltava na nossa mesa quer no Natal ou Carnaval.
Ingredientes:
300 gr de farinha de milho amarela
500 de acúcar
8 ovos
metade de uma colher de chá de fermento Royol
metade de uma colher de sopa de canela
2 colheres de sopa de mel de cana
1 chávena de manteiga.
passas (raramente uso)
acúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Numa tigela bata 4 ovos inteiros e quatro gemas, junte o acúcar e bata bem. junte o mel de cana e a canela. á farinha junte o fermento e misture. derreta a manteiga. agora vá alternando entre a farinha e amanteiga mexendo bem em cada adição. depois de tudo bem misturado, unte forminhas de queijadas com manteiga e polvilhe com farinha. coloque a massa dentro das formas. não encha as formas ate acima, deixe espaço pois a massa vai crescer, se gostar coloque duas ou três passas dentro de cada forminha. estarão cozidas quando, espetando um palito, este saia seco mas não sem massa, pois estas queijadas ficam humidas. retire do forno e ainda dentro das fornas polvilhe com o acucar em pó. deixe-as arrefecer um pouco e só depois desenforme, se o fizer com elas quentes provavelmente não ficará nenhuma inteira. coloque em forminhas de papel frisado e sirva.
aguentam bastante tempo dentro de um recipiente bem fechado, se preferir, congele-as e coma quando bem lhe apetece. é assim que faço ás vezes.
e éis uma fotozinha que, mais uma vez não fui eu a autora do docinho mas que representa com fidelidade as Donas Amélias da Ilha Terceira.
e uma para verem por dentro